Total de visualizações de página

06 março 2014

Racismo e futebol

Quando eu era pequeno, era "normal" ouvir piadas racistas. Ninguém questionava. E meus amigos negros só baixavam a cabeça ou fingiam não se importar.
Sentia vergonha ao ouvir meu pai fazendo esse tipo de piada.
Isto era no tempo das cavernas, da ditadura militar, das leis que não podiam ser questionadas e dos costumes tornados pedra.
Sei que estamos há mil anos-luz de distância de qualquer coisa que pareça um mundo decente.
Mas damos alguns passos como civilização. Saímos da caverna em vários sentidos.
Racismo é crime. Um aninho de cadeia, dois anos, em regime semi-aberto? É pouco? Claro que é pouco. Mas já é algo.
Quando eu era criança, adorava futebol, jogava, ia emocionado nos jogos. Um dos motivos que me fez criar asco (dos estádios, não do esporte) foi exatamente o racismo.
Você ver, ou assistir na TV, uma torcida imitando macacos quando um jogador negro entra em campo...é algo inaceitável. Em qualquer lugar do mundo, não interessa onde. E depois perceber que ninguém é punido, aí então se torna repugnante.
A tolerância com o racismo é que não pode ser tolerada.
O que aconteceu ontem com o juiz de futebol é um absurdo. E se há quem se leve a sério nesse mundo/negócio do futebol, que proteste contra isto e exija punição.
A mesma indignação vale para a homofobia no futebol, que segue gerando violência dentro e fora dos estádios. Também aí precisamos de lei, porque há uns "homens de Neanderthal" para os quais não há razão nem argumentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo. Mas não deixe-o sem assinatura.