Total de visualizações de página

09 julho 2013

Greve geral, "só que não"

Vou participar deste movimento de quinta por respeito à decisão da maioria.
Mas não aposto nenhuma ficha nele. Me cheira a protesto "chapa branca", porque nem o nome de greve querem colocar. Medo de que, medo de quem?
Os sindicatos, em geral, se tornaram correias de transmissão do governo. Cargos e grandes programas gerenciados pelas burocracias sindicais.
Ao contrário do que agora querem nos fazer crer, antes é que éramos anônimos nas passeatas. Uma massa anônima atrás de um caminhão de som e de uma bandeira.
Me senti bem mais animado nas passeatas do mês de junho. Me animam as várias propostas e reivindicações, a diversidade, nem de longe me lembram fascismo (como a militância oficial propagou). Fascismo é a fé cega, o silêncio servil, a certeza bem paga.
Há muita gente com medo de povo no Brasil. Na direita e na esquerda o medo da democracia é grande. Para algumas pessoas, "democracia" é quando todos concordam com o que eu penso. O inverso é mais verdadeiro.
Muito preconceito contra os jovens, isto sim está bem espalhado por estas terras. Até mesmo vindo de sujeitos nem tão velhos assim (ao menos em relação ao tempo de vida). As pessoas fazem 40, se sentem com 120 e pregam uma moral de 200 anos.

Participei das greves gerais dos anos oitenta. Recebi desconto no salário. Humilhações. Numa das vezes fui o único a parar. Em outra fui parar no Juizado de Menores. O PT era um partido de esquerda e a CUT era contra os governos e patrões.
Eram outros tempos, melhores em alguns sentidos e piores em outros. Era bom ter um partido de esquerda forte, sindicatos que realmente representavam. Mas não vamos ficar chorando sobre o leite derramado. É hora de construir outras formas de organização. Que formas são estas? Também não sei. Sou filósofo e não profeta. Sejamos criativos. Nada de ficar só reclamando da vida. Criação, gentes. Invenção.

Perguntar não ofende: o Tarso Genro vai colocar a polícia de choque na rua quinta? Já acabaram as bombas de gás lacrimogênio vencidas? Se acabaram, alguém já providenciou a compra das novas?


Elenilton Neukamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo. Mas não deixe-o sem assinatura.