Total de visualizações de página

21 novembro 2013

Mais uma canção


Esta noite fui ao pré-lançamento do documentário "Mais uma canção", sobre o grande Bebeto Alves.
Muito bom! Sexta, 22/11, ele começa a ser exibido em um dos cinemas da Casa de Cultura Mario Quintana.
Não deixem de assistir! Música de primeira, a história do cara, encontros e depoimentos, Porto Alegre de outros tempos, belas imagens de uma volta às raízes (dele como artista e da música brasileira): Marrocos, Lisboa, Espanha, Uruguaiana... Fotografia de primeira e qualidade de som do filme impecável.
Bem montado, o documentário não te deixa cansar. E consegue em certo momento ensinar o espectador sem cair em didatismos sem interesse. Mas ao mesmo tempo há um refinamento, análises de quem entende e fez/faz parte do universo da música e da indústria da música.
Sobre os bons tempos em que o Araújo Viana era aberto a todos e a cidade pulsava cultura, Nelson Coelho de Castro sentencia: "Nós não queríamos ser felizes sozinhos". Beleza pura!
Bebeto Alves é o nome de uma geração, da qual eu sou um irmão mais novo.
Daqueles artistas que você ficava admirando e pensando em ser assim quando crescesse. Crescemos e continuamos admirando.
Para falar dele, podemos utilizar sem medo a fórmula raulseixista da "metamorfose ambulante". Se alguém que nunca ouviu o Bebeto me pedir para indicar uma música, eu ficaria com muitas dúvidas. Você pode encontrá-lo no mais puro rock and roll, no pop, na música eletrônica, nas milongas.
Bebeto Alves nasceu na fronteira e sua arte insiste em provar que as fronteiras não existem. Tanto que fico no Facebook "curtindo" suas fotos e pensando com os meus botões: "Que viagem! O cara que faz essas fotos maravilhosas é o mesmo que faz a minha cabeça há tanto tempo com sua música".
Acompanho o trabalho dele desde que eu era um garoto de 14 anos. Trabalhava de domingo a domingo e me sentia animado com a vida escutando "Depois da chuva". Sim, não vamos morrer depois da chuva...em pleno domingo. Sou um sobrevivente, como diz a música que tantas vezes me fez chorar.
É sempre tempo de começar tudo de novo, caminhar, tatuar o mundo com novas pegadas. E pelas esquinas desta vida nos encontrar, porque como bem sabe o Bebeto "somos um bando e muitos outros".


Espero que no DVD haja uma edição com todas as músicas completas. Puro deleite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo. Mas não deixe-o sem assinatura.