Total de visualizações de página

19 fevereiro 2013

A esquerda no jardim de infância

Alguns grupos de esquerda do Brasil têm demonstrado um excesso de infantilismo, a doença denunciada por Lênin há mais de cem anos.
Senão como explicar este comportamento em relação à blogueira cubana que chegou ontem ao Brasil?

As pessoas parecem não se dar conta de que com estas manifestações estão (dialeticamente?) dando toda a razão para o que ela diz sobre o seu país.
Não estamos diante de alguém que matou, corrompeu ou cometeu algum crime. Impedir que se exiba um filme, tentar barrar o caminho, esfregar cédulas de dinheiro falso na cara de alguém...pô!
Torturadores da ditadura militar (por exemplo) mereceriam um tratamento assim. E seria até pouco para o tamanho da sua infâmia. Mas não estamos diante de uma torturadora.

Se formos observar com atenção a postura, os textos de seu blog e até mesmo o visual descolado, vamos descobrir semelhanças desta moça com a galera que se manifesta nas redes virtuais e nas ruas do Brasil.
Podemos até discordar do que eles estão dizendo, mas precisamos limpar bem os óculos para poder ao menos enxergar com nitidez como eles estão fazendo.



2 comentários:

  1. As pessoas não se dão conta que, ao criarem estes "climas" por onde ela passa, estão dando visibilidade à presença dela no país. Do contrário, sem as manifestações, ela passaria praticamente despercebida (sendo assunto apenas de alguns grupos mais politizados).
    Me chamaram a atenção (no vídeo) alguns cartazes ligando a jornalista ao bloqueio econômico imposto há meio século pelos EUA contra Cuba. Pois ela é recorrente na crítica a este embargo.
    É claro que o governo americano (ou setores dele) se aproveita de qualquer crítica ao regime cubano. Mas esta constatação não torna a crítica necessariamente "financiada pela CIA". Aliás, o serviço secreto americano só se interessa por questões ideológicas quanto estas podem lhe render dividendos. Não creio que Cuba, hoje, lhes interesse tanto assim.
    Uma pergunta básica que poderia ser feita é a seguinte: Que regime é este que dá tanta atenção a um simples blog?
    Ou então: Nós, que tanto criticamos a ditadura militar no Brasil e a censura, estamos de acordo com o controle estatal sobre o conteúdo da Internet? Por ser em Cuba não podemos criticar? Por quê?
    Os méritos da revolução (e são muitos ao que parece) não podem servir de "salvo conduto" para qualquer ato do governo.
    Revoluções envelhecem, como tudo que é humano. E se procuro por revolucionários, não costumo enxergá-los na esquerda brasileira. Nos governos, têm se mostrando liberais ainda mais competentes do que os assumidamente "de direita". Ainda mais os que se dizem comunistas.
    Cuba certamente não precisa de nossas palavras de ordem.
    A esquerda brasileira idealiza um socialismo cubano que já não existe, pela própria imposição da realidade econômica internacional. Cuba é literal e simbolicamente uma ilha. Não é moleza sobreviver assim...
    Enquanto as pessoas esbravejam contra a blogueira, o governo cubano negocia a abertura econômica da ilha. E quem é o grande mediador deste movimento? O Brasil. A poderosa Odebrecht (superamigos de Lula e Cia.) está construindo um porto gigantesco na ilha. Para quê? Comércio mundial, importação e exportação. Capitalismo.
    Curioso, fui de novo ler o blog de Yoani Sánchez. Encontrei bons textos de uma pessoa que, como eu aqui, apenas expressa o que pensa. Não preciso censurá-la para dizer que não concordo com ela.

    Ontem à noite parei alguns instantes diante de um debate (na TV aqui de Porto Alegre) sobre o "caso" Yoani. Me senti envergonhado. Aquilo mais parecia um daqueles programas chatos sobre futebol, onde alguns homens ficam falando bobagens. Ou você é contra ou é a favor. Inter ou Grêmio, pensamento binário. Senti pena dos cubanos, que têm aqui no Brasil "esquerdistas" e "liberais" sempre prontos a opinar sobre o destino dos outros.
    Fariam melhor, uns e outros, se começassem aplicando em suas próprias vidas aquilo que defendem como tão importante para toda a humanidade.

    Mas por que cargas d´água escrevi tanto? Óbvio, também devo ser financiado pela CIA...

    ResponderExcluir
  2. Disse tudo .
    Mas eu também devo ser da CIA ...

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo. Mas não deixe-o sem assinatura.