Total de visualizações de página

09 outubro 2011

Palavreio

Palavreio é o nome do CD de Leandro Maia. Se você não conhece, chegou a hora de conhecer.
Parece um lugar comum das pessoas de mais de 30 ou 40 anos a ideia de que "música boa se fazia antes", "hoje falta criatividade". As pessoas se limitam às informações da grande mídia, dos seus artistas de consumo e dos "alternativos" criados a pão-de-ló.
Sim, hoje se faz muita música boa no Brasil. Mas como os grandes meios estão dominados pela indústria de cultura, você precisa procurar. Ouro não brota na terra.

"Palavreio" de Leandro Maia é uma destas pérolas da canção brasileira. É um CD, mas vai além. Também é um minilivro de poemas que mais parecem um pequeno tratado sobre a canção. Senão, olha só:

Escreveu
Não leu
Palco meu

Trata-se de um projeto que começa bem já pela capa, que reproduz uma pintura rupestre. Talvez para dizer que o ser humano é, também, antes de tudo um artista. Como fez sucesso no ano em que foi lançado (2008)e ganhou vários prêmios, imagino que possa estar esgotado.
O disco pode ser baixado no próprio site do artista: www.leandromaia.com.br ou no blog "Um que tenha". Mas, se você deseja presentear alguém especial, melhor mesmo é comprá-lo. É um belo trabalho, onde a palavra recebe o tratamento que merece. Musicalmente impecável, reunindo uma turma de feras como Marcelo Delacroix, Michel Dorfman e outros/as.

Segundo Leandro Maia, "a canção é uma forma de pensar à brasileira". E um coro fulminante inicia assim o disco:

Eu já corri o mundo inteiro
Eu tenho pé de cantador

Me convidaram pra nascer
me propuseram este falar
me obrigaram a crescer
e esquecer do meu lugar
mas resolvi desesquecer
me permiti me celebrar

...

desaprendi a obedecer
agora tem que me escutar...


Então o tema de casa de hoje é esquecer (como dizia pros meus alunos na primeira aula de História na 5ª série). Esquecer a ideia batida de que foram-se os bons artistas. A arte está aí. Mas precisamos estar de ouvidos atentos.

2 comentários:

  1. Hoje em dia realmente não se ouve mais música ''boa''letras com poesia ou com alguma intenção de dizer algo que se está pensando...As vezes quando pego o trem, fico lendo os poemas,que tem nas paredes do vagão, cada um que lê interpreta de um jeito,isso que é legal,e acho que é essa a intenção do autor.Gostei muito da letra dessa canção e fiquei muito feliz de conhecer teu blog,parabéns!
    Postado por Jéssica Letícia dos Santos,ex aluna da escola Helena Câmara.

    ResponderExcluir
  2. Que legal que nos reencontramos aqui Jéssica! O blog pode ser comparado a uma esquina, onde as pessoas podem se encontrar para bater um papo.
    Continua lendo poesia, porque ela é sempre um bom alimento.
    Besos!
    Saudades das nossas aulas 'no' Helena.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo. Mas não deixe-o sem assinatura.