Total de visualizações de página

12 junho 2011

SMED: silêncio constrangedor sobre o plágio

Em 2010 os professores/as da rede municipal de ensino de Porto Alegre realizaram vários encontros, divididos por área de atuação, de onde resultaria um documento com os referenciais curriculares da cidade. Os professores levaram a sério as discussões. Algumas geraram grandes polêmicas, como entre os professores/as de História.

Estes encontros e discussões não foram levados a sério pela Secretaria de Educação da cidade. O documento saiu em abril de 2011, mas logo descobriu-se que era um plágio de documentos de prefeituras e escolas particulares.
Entre os professores, o caso vergonhoso virou piada e é conhecido como "Control C e Control V" ou "Recortar e Colar". Diz-se nas escolas que para trabalhar na Smed basta saber recortar e colar.
Porém, não há do que rir. O fato demonstra um grande desrespeito, em muitos sentidos, e como a educação é muitas vezes tratada em nosso país. Além de tudo, gasta-se dinheiro público remunerando pessoas para copiar documentos alheios e publicando um material que é resultado de um crime (plágio).

Abaixo, reproduzo manifestação da vereadora de Porto Alegre Fernanda Melchiona sobre o fato.
Até agora, passados quase dois meses, a Secretaria de Educação de Porto Alegre não se pronunciou sobre o caso. As únicas aparições públicas da secretária neste período foram para fazer ameaças aos professores grevistas (no mês de maio).
Também não se tem notícia de qualquer tipo de punição aos autores do plágio, e tampouco quem eles são.

Seguimos esperando que acabe este silêncio constrangedor e que as autoridades em Educação da cidade se manifestem.
A continuar este "faz-de-conta que nada aconteceu", a Smed perderá ainda mais a credibilidade entre os professores e professoras da rede. E caminharemos para um período lamentável onde pouco ou nada do que virá da Secretaria será levado a sério nas escolas.



SMED faz plágio de documento da internet


A vereadora Fernanda, na tarde de segunda-feira (18/04), denunciou na tribuna da Câmara a Diretoria Pedagógica da Secretária Municipal de Educação que plagiou documentos publicados na Internet pela Prefeitura de Niterói. Segue o discurso da vereadora:

“ venho aqui para discutir um tema muito importante para a cidade de Porto Alegre, que são as referenciais curriculares para o Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.


Em primeiro lugar, cabe resgatar aos nossos ouvintes que as referenciais curriculares são fundamentais para prospectar o planejamento das ações pedagógicas em cada um dos Ciclos que existem na nossa Rede Municipal de Ensino, e que essas referências curriculares, evidentemente, têm que ser construídas a partir da gestão democrática e da oitiva dos professores, das associações, daqueles que constroem a política educacional.

Muito me espantou, Vereadoras e Vereadores, que o documento apresentado pela Secretaria Municipal de Educação, pela Diretoria Pedagógica do Ensino Fundamental copia parágrafos inteiros de documentos curriculares de outros Municípios, mostrando duas coisas. Primeiro: a ineficiência ou a ausência de uma Diretoria Pedagógica que trabalhe com os referenciais curriculares, de maneira correta, honesta, levando em consideração as especificidades e as necessidades de Porto Alegre. Segundo: ficamos chocados, porque nós, bibliotecários, professores, combatemos o plágio. Na escola, nós sempre discutimos a importância da pesquisa escolar, de os estudantes produzirem o seu próprio conhecimento a partir das leituras; a necessidade de referenciarmos, quando pegamos o material de um outro autor.

E imagine que a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação, que deveria ensinar os estudantes a fazer pesquisas escolares, está utilizando trabalhos copiados de outros municípios do Brasil. Isso é inaceitável! Isso é plágio! Isso mostra uma ausência de assessoria pedagógica comprometida na Secretaria Municipal de Educação. E eu quero pedir explicações. Quais serão as medidas cabíveis desse plágio?

E, para não fazer nenhuma acusação vazia, eu trouxe os documentos para mostrar aos Vereadores. A apresentação dos referenciais curriculares da SMED de Porto Alegre é igual, todos os parágrafos são iguais – iguais! - do início ao fim, aos do documento publicado anteriormente pela Prefeitura de Niterói, disponível na Internet. Estou aqui com os documentos e acho que a Câmara Municipal tem de intervir nesse assunto.”

(disponível em http://www.fernandapsol.com.br/imprensa.php?id=394 ).

3 comentários:

  1. Nossa, está neste nível?!?! Que horror! lamentável...o total desrespeito à história desta Rede...

    ResponderExcluir
  2. Tá parecendo aquele silêncio do Palocci.
    Suspeitíssimo.
    Poderiam pelo menos lançar uma nota, ir na imprensa dar uma explicação.
    E aquelas reuniões que nós fizemos o ano passado serviram pra quê? Nem precisava. Mas poderiam ao menos elaborar (de verdade) um documento, mesmo sendo "de cima pra baixo".

    ResponderExcluir
  3. Mais de duas semanas depois, o silêncio continua.
    O blog chegou a mais de 4 mil acessos, o que demonstra o interesse das pessoas pelo tema.
    Esperemos então.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo. Mas não deixe-o sem assinatura.