Total de visualizações de página

26 maio 2011

Os buracos de Porto Alegre

Hoje, às oito e meia da manhã, uma professora tentou desviar de um buraco gigantesco e seu carro capotou. É mais um buraco das ruas de Porto Alegre. Rua Fernandes Vieira.
Os moradores da redondeza já haviam pedido o conserto. Em vão.

A secretaria de obras disse que a responsabilidade era do departamento de águas. O departamento de águas afirmou que, não havendo água no buraco, o negócio não era com eles. As empresas terceirizadas nada disseram, porque terceirizaram a assessoria de comunicação.
Na disputa entre os que não queriam fazer o serviço, saiu ganhando o buraco - que aumentava a cada dia.
Depois da capotagem o buraco foi rapidamente fechado, o que gerou protestos das centenas de pequenos buracos em volta (que agora começam a trancar o trânsito).

Os buracos em Porto Alegre estão se organizando em um grande movimento. A idéia é engolir a cidade antes que as licitações das obras da Copa o faça. Inclusive há alguns comentaristas afirmando na imprensa que o movimento dos buracos já ameaça até a greve dos municipários. Os jornalistas são unânimes contra a greve, e é claro que isto não tem relação alguma com o fato de a prefeitura estar financiando uma campanha milionária de propaganda nos veículos onde eles trabalham.

Alguns engraçadinhos se apressaram em dizer que, se também caírem no buraco o secretário César Busatto e o prefeito Fortunatti, estão de acordo com o movimento dos buracos. Mas isto só pode ser coisa de extremistas de esquerda, sempre dispostos a manchar a honra ilibada destes ilustríssimos senhores.

Nas universidades surgiu a Teoria Geral dos Buracos. Depois de análises profundas sobre a história recente de Porto Alegre, passou-se a falar em "buraco do mundo". Estes estudos apontam para uma capital cada vez mais provinciana, repleta de buracos éticos e estéticos.

Há buracos enormes no pátio das escolas. Buracos extravagantes no teto do HPS. E nos alojamentos precários dos funcionários da limpeza urbana. Nos bolsos rotos dos servidores que ganham salário mínimo. Buracos obscuros na folha de pagamento da prefeitura, que fazem escorrer valores e prêmios para os mais bem pagos.

Um outro movimento já começa a se organizar, tentando questionar a hegemonia dos buracos em Porto Alegre.
Seu slogan é o seguinte:
"Ou você protesta contra os buracos, ou um dia será engolido por um deles".



Elenilton Neukamp

3 comentários:

  1. Bah, desta vez te superaste, amigo!
    Mais um buraco para a tua coleção: na folha de pagamento de funcionários vinculados a uma das cooperativas de serviços terceirizados da SMED: há um mês e meio estão com os seus salários atrasados e mesmo assim o contrato com a prefeitura foi renovado. Além disso, há quatro meses não depositam o valor devido ao INSS.
    Ora, diante da mamata que é a contratação de serviços terceirizados não admira que a prefeitura não queira dar reajuste digno aos funcionários concursados. Saudades do tempo em que funcionário de carreira era prerrogativa do estado. Mas .... o que é mesmo funcionário de carreira? Alguma espécie em extinção?
    Um curiosidade: O nome da cooperativa: CONTRÁRIO. Também com esse nome, que queriam? Receber salário? Antes pelo contrário!
    Um abraço
    Ana Zatt

    ResponderExcluir
  2. Elenilton, está dando erro na tua postagem de comentários: só podemos entrar como anônimo, pois a conta do google não entra. Verifique.

    ResponderExcluir
  3. Que absurdo tudo isso. Essas "cooperativas" que pagam uma miséria. Precarização do serviço público, essa é a meta. E assim também vão dividindo os municipários como classe, já que as secretarias viram enormes quebra-cabeças.
    Lamentável. E isto começou já na época dos "companheiros"...

    Vou dar uma olhada nisto dos comentários. Obrigado!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo. Mas não deixe-o sem assinatura.