Total de visualizações de página

09 abril 2011

Tolstói, atualíssimo

"Pensei que, se eu servir as pessoas pela escrita, então a única coisa a que tenho direito, o que devo fazer, é desmascarar a mentira dos ricos e revelar aos pobres o engano em que eles os mantêm".

"As pessoas vivem num luxo absurdo, enriquecendo-se com o trabalho de pobres humilhados e protegendo a própria riqueza com guardas, juízes, sentenças -e o clero, em nome de Cristo, aprova, consagra e abençoa essa vida, apenas aconselhando os ricos a conceder uma pequena parte do que foi roubado àquele de quem continuam roubando".

"Deveria estar claro para qualquer homem culto de nossa época que o direito exclusivo à terra para pessoas que não trabalham nela e que privam o acesso a ela a centenas de milhares de famílias miseráveis é algo tão perverso e infame como a posse de escravos".

Liev Tolstói (1828-1910), escritor russo.

5 comentários:

  1. hummmm...se pudesse, perguntaria a esse Tolstói atual, como testemunha das instituições contemporâneas, onde começa e onde termina a fronteira entre o burguês e o trabalhador comum, residente de seu humilde mas confortável apartamento, ao olhar daqueles que nada possuem.

    ResponderExcluir
  2. ..eu já imaginaria esse Tolstói atual como um banqueiro, um mega-investidor..talvez essa fosse uma imagem mais "real", pois ele foi um grande proprietário de terras num lugar onde a divisão era brutal. Classe média, apartamento confortável etc, impensável pra época. Não havia fronteira..assim como não há entre o (verdadeiro) rico de hoje e o trabalhador comum.

    ResponderExcluir
  3. Amo Tolstoi. É um verdadeiro herói literário na Russia, a qual visitei. Ninguém descreve melhor a alma russa do que ele.

    ResponderExcluir
  4. Tolstói é atual para além da distinção burguêsXtrabalhador comum (que já pressupõe uma leitura marxista). Ele próprio deve ter vivido esta contradição já que, embora a Rússia ainda nem capitalista fosse, era um grande fazendeiro.
    Por que atual? Aí chego ao segundo comentário. Continua atual o roubo, a pilhagem (banqueiros são um bom exemplo).
    A terra continua concentrada na mão de poucos, com altos subsídios do governo.

    Bom que a literatura ainda provoca reações.
    Agradeço os comentários, sobretudo o advogado - porque é o único que assina.

    ResponderExcluir
  5. A atualidade de Tolstói é notória e seu estilo impecável.
    Acho que tu vais virar meu personal literator!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo. Mas não deixe-o sem assinatura.